
Os cupins são considerados uma das pragas urbanas, junto com espécies de vespas, a formiga, o caramujo africano, a barata e outros. É não é à toa! Além dos estragos que esse inseto causa em móveis e estruturas de imóveis, ele também pode ser maléfico aos seres humanos.
Isso mesmo! Embora não transmita doenças diretamente ao homem através de picada, o animal pode desencadear reações alérgicas em quem tem problemas respiratórios ou tendência a ter alergia. Por isso, é preciso ficar alerta para evitar a infestação dessa praga.
É bom lembrar que existem empresas que oferecem o serviço de descupinização em todo o estado, como é o caso da Astral Saúde Ambiental. Então, não precisa se preocupar, caso perceba infestação na sua casa.
Este artigo contém todas as informações sobre alergia causada por cupins e outros animais, como evitar reações alérgicas e o que fazer para se livrar dessa praga.
Leia até o final!
O que são cupins?
É um inseto tipo alado de seis patas que pertence a ordem Isoptera. É um animal social que divide suas tarefas com outros da mesma espécie, com quem convivem em colônias.
Por ser causador de alergias, malefícios e desconfortos ao homem, ele está no grupo de pragas urbanas, como as baratas, pulgas e caramujo africano. Costuma estar presente em grandes cidades.
Diferenças entre espécies
De madeira seca
Possuem cor creme e acastanhada.
De Solo
Tem coloração marrom escuro e costumam ser um pouco maiores do que o de madeira seca.
Diferenças entre espécies (de solo e madeira seca)
De madeiras secas
Se alimenta com madeiras secas, atacando móveis e espalhando pó granulado por toda a parte.
De solo
Constroem seus ninhos em locais escuros, úmidos, de difícil acesso e que ofereçam fonte de alimentação e umidade para seu desenvolvimento.
Essa espécie precisa sair do ninho em busca alimento em outros locais, por isso, deixa um rastro grande de destruição por onde passa.
Quais os prejuízos que o inseto pode causar?
Eles se infiltram dentro de estruturas do ambiente através de rachaduras, tijolos, encanamento e até conduítes elétricos. Quando se instalam, começa a destruição!
O alimento preferido desses animais são materiais que contenham celulose, por isso, eles atacam, por exemplo, móveis, portas, entre outros.
Para se ter uma ideia de como esse animal causa grandes danos, as infestações podem diminuir até 30% do valor venal de uma um imóvel.
Quais são os primeiros sinais de infestação
Se perceber o aparecimento de furos, galerias e granulados (que são as fezes do inseto), é muito provável que o local já esteja infestado.
O que fazer ao detectar infestação por cupins?
A melhor forma de se livrar deles em sua casa é realizando uma descupinização. Para isso, é necessário contratar uma empresa de dedetização confiável como a Astral, por exemplo, que conta com especialistas no assunto.
Relação dos insetos com a alergia
Além dos cupins, mosquitos, baratas, formigas, vespas e abelhas são capazes de causar inúmeras reações alérgicas no ser humano, como incômodos na pele e nas vias respiratórias, inclusive através de picada, que por vezes podem levar a uma reação anafilática.
No caso dos cupins, esses insetos são responsáveis por doenças respiratórias, devido aos fragmentos que eles depositam por onde passam. A exposição a esses fragmentos pode ser prejudicial às vias respiratórias.
O que a Organização Mundial da Saúde diz?
Segundo a OMS, cerca de 35% das pessoas ao redor do mundo sofrem com algum tipo de alergia. Com o crescimento dos insetos, a reação alérgica piora ainda mais, seja por conta de picada ou de fragmentos deixados por eles.
Como o inseto surge em nossas casas?
O controle de pragas, como as traças, o caramujo africano e barata, deve ser feito por nós mesmos para evitar infestação. O verão, principalmente, é o clima perfeito para sua proliferação em várias regiões, devido às altas temperaturas.
De acordo com Francisco Zozernon, diretor do laboratório de pragas urbanas do Instituto Biológico, “se você não levar uma praga para sua casa, dificilmente ela vai se proliferar."
Em se tratando de traças e cupins, geralmente eles são levados para dentro das casas através de caixas de papelão ou móveis velhos. Por isso, é muito importante inspecionar as coisas que você leva para dentro de casa.
Como evitar alergia por causa de pragas urbanas?
A melhor forma de evitar o malefício das reações alérgicas por conta de picada de insetos ou outros tipos é o controle do ambiente. Já diz o ditado: é melhor prevenir do que remediar, então a arma mais eficaz para ficar livre dessas pragas é evitar seu surgimento.
Outras formas de evitar alergia desses animais é usando repelentes, ou tomando vacinas antialérgicas.
Como funciona a descupinização?
Em um primeiro momento, é feita uma visita ao ambiente infestado para que seja definido o melhor meio de realizar a dedetização. Para isso, a espécie infestante deve ser identificada. Identificando a espécie, é possível decidir o que fazer para se livrar desses insetos.
Além dessas técnicas, a Astral de João Pessoa também conta com um sistema de monitoramento e controle preventivo químico contra insetos.
Escolha a Astral de João Pessoa para dedetizar
A Astral de João Pessoa é especialista em controle de pragas urbanas, como cupins, carrapatos, formigas, ratos, escorpiões, aranhas, entre outros insetos.
Seus serviços são seguros e de alta qualidade, analisando as características do local infestado e recomendando a melhor solução para a infestação.
São utilizados equipamentos profissionais e todos os procedimentos são realizados com segurança e cuidado para com o meio ambiente.
Conclusão
Não há necessidade de ter uma convivência com cupins e outros insetos, arriscando sua saúde e de seus familiares com possíveis alergias. Chame a Astral para solucionar problemas de infestação por meio de profissionais qualificados e de um excelente atendimento.
Tem solução
Ao perceber algum sinal de infestação, acesse o site, entre em contato por telefone ou e-mail e solicite um orçamento. Seja você também um cliente Astral!