
As baratas são animais repulsivos por si só. Além do aspecto nada agradável, elas possuem hábitos anti-higiênicos, como perambular por lixo e esgoto. Por conta disso, elas podem trazer para dentro de casa bactérias, fungos e outros agentes transmissores de doenças.
Mas você já se perguntou se as baratas mordem? Por sorte, teste em laboratórios já foram feitos para conferir um dos mitos sobre esses animais e os resultados são surpreendentes.
Neste artigo, você saberá de uma vez por todas se barata morde ou não, quais providências tomar em relação a infestação de baratas e o que fazer para evitar essa praga que causa muita dor de cabeça..
Não perca mais tempo e comece a leitura já!
Conheça as baratas
As baratas são seres pré-históricos pertencentes à subordem dos insetos. Elas estão na Terra há aproximadamente 350 milhões de anos, sendo mais antigas do que os humanos.
Estes animais são bastante resistentes e se reproduzem com muita rapidez e facilidade. Por isso, sua infestação pode causar diversos transtornos.
Mas será que este animal tão frequentemente visto por aí pode morder? É isso que você irá descobrir a seguir, lendo o artigo.
Afinal, as baratas mordem?
A resposta para essa pergunta é sim, barata morde. Na verdade, não é bem uma mordida e, sim, uma picada. E, segundo estudos realizados em laboratórios, a força da sua mordida (picada) equivale a 50 vezes o peso do seu corpo. Isso significa que suas mandíbulas são incrivelmente fortes. Impressionante, né?
A pesquisa foi feita por pesquisadores do Reino Unido e da Alemanha, que escolherem a barata americana como ponto de partida para descobrir a morfologia da boca do animal, já que elas comem praticamente qualquer coisa e possuem mandíbulas primitivas.
Mas não há motivo para pânico. Casos de mordidas de barata são raros. Os insetos que costumam aparecer em casa não são agressivos e não saem distribuindo mordidas em pessoas por aí. Porém, se não houver alimento, eles podem procurar os habitantes da casa para se alimentarem.
Experiência realizada por pesquisadores
No experimento realizados por estudiosos, os animais foram amarrados de cabeça para baixo para um pódio de metal com as cabeças empurradas sob uma placa tipo uma guilhotina.
Surpreendentemente, as baratas ficaram tão confortáveis que morderam à vontade a ponta do sensor de um dispositivo que mediu a força de suas mandíbulas. Duas baratas morderam com tanta força que quebraram um pedaço do dente.
Dos insetos restantes, foi possível coletar dados de 300 picadas diferentes. Eles também filmaram cada uma das picadas para determinar a cinemática da mandíbula. A equipe usou os dados combinados para calcular a quantidade de estresse que cada mordida exercia nos músculos dos animais.
Esses dados mostraram que as picadas foram surpreendentemente fortes. Por exemplo, relacionando a força da mordida com o peso corporal, uma mordida de barata é cerca de cinco vezes mais poderosa do que uma mordida humana, em média.
Por que as baratas mordem?
Há vários fatores que levam esses insetos a morder. Separamos os principais abaixo:
Desespero
Dificilmente, as baratas ficam sem algo para comer, mas se isso acontecer, elas irão procurar desesperadamente por alimentação. Neste caso, qualquer coisa vira opção, inclusive os humanos.
Sobrevivência
Quando se sentem ameaçados, esses insetos também contam com o instinto de sobrevivência e atacam as pessoas com mordidas com o objetivo de se protegerem.
Buscar comida direto da fonte
Pele morta é um dos alimentos da barata. Em algumas situações, ela busca a comida diretamente da fonte e acaba mordendo partes do corpo humano.
Curiosidades sobre a mordidas de barata
A equipe de estudiosos descobriu que as baratas dividiram seus esforços em dois tipos de mordidas: curtas e fracas, que são produzidas por fibras musculares de movimento rápido; e mordidas longas e fortes, que exigem o aquecimento dos músculos antes de atingir sua força.
Confira abaixo mais algumas curiosidades sobre mordidas de barata:
Veneno
A barata não possui veneno, por isso, não tem o poder de envenenar uma pessoa com sua mordida (picada). Porém, ela vive em lugares com muita sujeira, bactérias e doenças, podendo espalhar esses agentes por onde passa.
Transmissão de doença
Não existem casos de doenças transmitidas através das mordidas desses insetos, mas, como já foi falado, por serem vetores de agentes transmissores de doenças, eles podem gerar infecções, caso a mordida gere uma ferida aberta
É comum a barata morder pessoas?
Depende da situação habitual de cada pessoa. Por ser um animal que se alimenta tanto de material vegetal, quanto animal, o homem pode ser um alimento para as baratas sim.
Porém, elas sempre estão em busca de comida em locais sujos e pouco higiênicos. Por isso, a importância de manter o ambiente limpo, sem restos de comidas, principalmente, na cozinha ou coisas acumulados.
Quais as partes do corpo preferidas das baratas
Na verdade, qualquer parte do corpo pode ser propícia a virar comida de barata. Mas existem locais mais sujeitos a mordidas do que outros.
Esse inseto costuma morder partes do corpo das pessoas que contenham muita pele morta ou resíduos de comida. Por isso, é importantíssimo lavar bem as mãos, escovar os dentes e se manter limpo.
Confira a lista de partes preferidas das baratas:
- Dedos;
- Unhas;
- Cílios;
- Mãos;
- Pés;
- Nariz;
- Ouvido
Quais tipos de baratas podem morder uma pessoa?
Embora existam cerca de 4000 espécies de baratas no mundo, apenas três são mais comuns e mais encontradas em casa, podendo ser mais propícias a morderem o ser humano. Veja quais são elas:
Barata americana (Periplaneta americana)
Encontrada em esgotos, lixos, caixas de gorduras, etc. São grandes e possuem asas. Também são conhecidas como baratas voadoras.
Barata francesinha ou alemã (Blatella germânica)
São localizadas em restaurantes e locais que processam alimentos. Possuem hábitos noturnos, podendo ser vistas no final da tarde.
Barata nua (Blatta orientalis)
Abrigam-se em locais escuros e úmidos, além de lugares que possuem resíduos orgânicos.
Barata Australiana (Periplaneta australasiae)
De cor marrom, conta com asas e aspecto semelhante a barata americana. Contudo, a australiana é menor, medindo em média 3,5 cm, tem uma margem amarela no tórax e listras amarelas nos lados das bases das asas.
Como reconhecer a mordida de barata
Assim como a picada de um mosquito, a mordida de barata causa vermelhidão, irritação na pele, inchaço, bolhas e até mesmo infecções. Fique atento a esses sintomas e, caso piorem, vá ao médico para evitar complicações futuras.
O que fazer quando levar uma mordida de barata (picada)
Se você for mordido por uma barata, comece cuidar logo após a mordida para evitar reações mais sérias. Veja o que fazer:
1. Limpe bem a mordida com água e sabão para evitar infecção;
2. Tire uma foto da mordida, para que, se necessários, seja identificada a espécie da barata que mordeu;
3. Não coce, nem tome antialérgicos sem a prescrição médica;
4. Se os sintomas ficarem mais sérios, procure um médico o quanto antes para iniciar o tratamento adequado.
Doenças causadas pelas baratas
Como já citamos, a mordida da barata não é capaz de transmitir doenças. Mas as baratas são capazes de ingerir qualquer coisa, tornando-se, assim, vetores para a transmissão de doenças.
Ao carregarem bactérias, fungos, helmintos e protozoários, esses insetos podem ocasionar conjuntivites, gastrenterites, infecções urinárias e alimentares, gangrena gasosa, infecção de ferimentos, pneumonias, alergias, verminoses, micoses, amebíase, giardíase, poliomielite, hepatite, entre outras.
Quais as principais espécies de barata
As baratas são encontradas em todos os continentes, mas apenas três espécies são mais comuns no Brasil:
· Barata de esgoto ou americana (Periplaneta americana);
· Barata francesinha ou alemã (Blatella germânica);
· Barata nua (Blatta orientalis).
Como é a reprodução das baratas
Agora que você já sabe que baratas mordem, que tal conhecer um pouco mais sobre esses insetos tão presentes em nossas vidas?
A reprodução das baratas acontece quando os machos vão atrás das fêmeas (ao perceberem o feromônio exalado por elas através de sensores presentes nas antenas) e depositam o esperma. A partir daí, a fêmea irá produzir bolsas de ovos em sua parte traseira, chamadas de ootecas.
Algumas espécies carregam essas bolsas de ovos até o nascimento dos filhotes. Outras, colam as ootecas com a salivas em superfícies protegidas e próximas de fontes de alimentos.
Uma barata pode produzir mais de 40 filhotes em cada bolsa e produzir cerca de 8 bolsas de ovos por toda a vida.
Ciclo de vida das baratas
O ciclo de vida das baratas se resume nas fases ovos, ninfas e adultas. As fêmeas podem botar até 45 ovos ao mesmo tempo, que ficam encapsulados ao corpo da mãe.
Após algumas semanas, os ovos eclodem e surgem as ninfas. Dependendo da espécie e da temperatura do ambiente, as ninfas levam de 2 a 18 meses para se tornarem baratas adultas.
Conheça detalhadamente cada ciclo:
Ovos
As fêmeas põem seus ovos em uma cápsula chamada ooteca. Nela cabem cerca de 45 ovos.
A fêmea carrega a ooteca que fica colada no seu abdômen por 2 dias aproximadamente. Então, ela colocará os ovos em um lugar escondido e protegido.
Em alguns dias esses ovos se transformarão em ninfas jovens.
Ninfas
As ninfas podem ser identificadas como “baratas pequenas”, com um tom marrom mais escuro e linhas paralelas bem visíveis com o passar do tempo. Em condições adequadas, as ninfas se desenvolvem em baratas adultas em menos de 100 dias. As ninfas realizam cerca de 6 mudas até se tornarem baratas adultas.
Adultas
Após a última muda, as ninfas chegam na fase adulta. As baratas passam a medir cerca de 15mm e possuem asas, porém não voam.
Como evitar a infestações
Um fato sobre as baratas é que, onde existe uma, existem várias. E aí, não tem como fugir: uma dedetização é fundamental para acabar de vez com o problema.
Se a infestação já aconteceu, uma das melhores formas de solucionar o problema é contratar uma boa empresa de dedetização como a Astral Saúde Ambiental de João Pessoa.
Separamos abaixo, algumas dicas de como evitar a infestação. Não há muito o que fazer para evitar a reprodução desses insetos, porém manter a casa sempre limpa é um ótimo começo para evitar que eles apareçam. Confira outras dicas:
· Elimine fontes de alimentos, principalmente, na cozinha;
· Vede janelas, portas e qualquer outro acesso, dificultando sua entrada;
· Elimine fontes de água;
· Faça uma boa faxina regularmente e jogue fora o que não é mais útil.
Por que é importante realizar a dedetização?
Ter barata no ambiente não é algo muito bacana. Além do fato de ela trazer sujeira e doenças para dentro de casa, descobrimos que a barata morde e, só de pensar na mordida de barata, já dá aflição.
Por isso, ao menor sinal de infestação, uma empresa especializada em dedetização deve ser acionada. Ela fará uma análise completa do ambiente com atenção para que essa inspeção seja feita corretamente.
Ao descobrir qual é o local onde as baratas estão se escondendo, é decidido qual método e quais produtos serão utilizados, sendo aplicados em lugares estratégicos para atingir os ovos e as baratas adultas.
A Astral Saúde Ambiental de João Pessoa é uma excelente escolha para a realização de dedetização de baratas.
A Astral Saúde Ambiental é a melhor escolha
No mercado brasileiro há mais de 35 anos, A Astral é especialista em controle de pragas urbanas. Entre os serviços oferecidos estão dedetização de baratas, de escorpiões, de ratos, cupins, aranhas, formigas, insetos, entre outras pragas.
A equipe da Astral é formada por profissionais especializados, que usam produtos e métodos adequados para eliminar as baratas, causando o mínimo de impacto no meio ambiente.
Fale com a Astral para qualquer informação caso perceba a infestação de baratas no ambiente. Solicite um orçamento por e-mail ou telefone para nosso atendimento.
A Astral oferece outros tipos de serviços. Conheça!
Além de controle de pragas urbanas, a Astral também trabalhar com serviço de limpeza de caixa d’água e reservatórios, desinfecção e sanitização de ambiente e mais.
Entre em nosso site e peça informações sobre o preço de cada serviço pelo e-mail ou por telefone do nosso atendimento.
Confira as áreas de atuação da Astral
A Astral de João Pessoa oferece seus serviços tanto em ambientes internos, quanto externos. Entre as áreas de atuação estão estabelecimentos comerciais, condomínios e residência, escolas, hospitais, hotéis, indústrias, restaurantes, áreas alimentícias e setores específicos.
Seja você também um dos clientes da Astral! Visite o site para conhecer todos os serviços, entre em contato e solicite um orçamento. Não deixe que os insetos proliferem e tragam prejuízos a você e sua comunidade.
Conclusão
Surpreendentemente, você descobriu que baratas podem morder seres humanos, causando diversos transtornos e riscos. É importante saber, que esse tipo de inseto sempre vai atrás de abrigo e de alimentação, por isso, onde houver restos de comida, inclusive no seu corpo, ele vai atacar.
Os sintomas da mordida dessa praga são muito parecidos com a picada de mosquitos, porém as vezes podem causar reações mais sérias. Tire uma foto do local picado e vá ao médico receber o tratamento adequado. Casos de mordidas são raros, mas podem trazer problemas sérios.
Mas não se assuste! Existem medidas a serem tomadas para evitar que esse inseto invada sua casa, primeiramente, mantendo o local sempre limpo e livre de restos de comida. Se a infestação já aconteceu, a dedetização é a melhor solução para se livrar dessa praga.
A Astral oferece a seus clientes dedetização profissional completa, utilizando produtos específicos para eliminação desse tipo de inseto.
Caso precise dos serviços da Astral, entre em contato por e-mail ou telefone e peça um informações. Seja um dos muitos clientes da Astral!
Que este artigo tenha ajudado!